segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

PROCESSOS DE FOSSILIZAÇÃO

Incrustação:
O ser (já morto), é revestido por crostas minerais traxidas por exemplo das águas do mar. Isto acontece aos seres das cavernas que morrem debaixo do solo.




Mineralização:
O ser vivo morre e fica logo enterrado ao abrigo dos agentes decompositores. De seguida os minerais vão encheras cavidades existentes nos ossos ou nos troncos. É através deste processo que se forma a madeira petrificada.




Mumificação:
O ser vivo fica totalmente conservado. Pode ocorrer em gelo ou em ambâr.




Recristalização:
O ser vivo morre e fica logo enterrado ao abrigo dos agentes decompositores. Com o passar do tempo as partes moles do ser desapareceme as partes duras do ser vão trocando os seus elementos quimicos com os da rocha até não destinguir o ser da rocha.


Carbonificação:
O ser vivo morre e fica logo enterrado ao ao abrigo dos agentes decompositores. A rocha é constituida por gases (oxigénio, hidrogénio e azoto), que como são voláteis vão-se evaporar e deixar uma pelicula de carbono.


Moldagem:
É o preenchimento interno das partes duras do ser vivo por sedimentos, ou da moldagem da parte externa, das partes duras do ser vivo. Para se ter uma noção real do ser vivo é necessário um molde e um contramolde.

Sem comentários: